Dois dos mais poderosos ministros do Governo Lula, Fernando Haddad (Educação) e Dilma Roussef (Casa Civil), aterrisam em Joinville (SC) nos próximos dias. Fernando Haddad deve estar na cidade nesta sexta-feira (25/4) para inaugurar o Pólo da Ufsc, o novo prédio do Cedup e lançar a pedra fundamental da Universidade Federal, entre outras atividades. Já a ministra Dilma Roussef, deve estar na maior cidade do estado na primeira semana de maio, talvez até o dia 5. A programação de Dilma ainda não está definida, mas deve ser motivada em relação às obras federais que contam com muita grana do PAC. Afinal, ela é a mãe do PAC, segundo fala o presidente Lula.
Como não temos confirmada a agenda de Dilma Roussef, nos convém falar da presença de Fernando Haddad, que vem marcar a presença do governo federal em obras fundamentais e históricas para a cidade. Afinal, a vinda da Ufsc é um marco histórico para o desenvolvimento de Joinville com base na educação superior, pública, gratuita e de qualidade. Não é novidade os inúmeros investimentos privados no setor, mas a presença forte de uma universidade federal reconhecida pela produção científica em todas as áreas abre novas perspectivas.
Junto com o Centro Federal de Educação Tecnológica – Cefet, escola técnica federal que logo deve oferecer cursos superiores (virou Instituto Federal de Educação Superior), e aliado ao Pólo da mesma Ufsc, que vai capacitar os professores da rede pública, o Governo Lula quita uma dívida histórica de outros governos que administraram o país e que esqueceram de Joinville e região, notadamente na área da educação e saneamento básico. Por isso a vinda de Haddad é emblemática e positiva no sentido de motivar a comunidade. E lógico, também é providencial para o PT e seu pré-candidato a Prefeito, deputado federal Carlito Merss.
Longe de questões partidárias e políticas, é preciso saudar esses investimentos e aproveitar a presença dos ministros para pedir mais obras federais, e agradecer o que já está sendo e será realizado.