Há quase duas semanas Joinville recebeu de volta o seu cartão postal totalmente restaurado: a Estação Ferroviária centenária. Muita festa, badalação e apresentações marcaram a inauguração que reuniu milhares de pessoas, ávidas por um espaço cultural como aquele, que agora se denomina “Estação da Memória”. Mas há um local que, apesar de ser o mais visitado pelos turistas que visitam a maior cidade de Santa Catarina, continua fechado: o Museu da Bicicleta (foto anterior às reformas).
É claro que não se pode fazer tudo, e também ao mesmo tempo. Localizado no espaço da Estação da Memória no prédio conhecido como Estação de Cargas, há quase meio ano o espaço está fechado para visitação por conta de reformas estruturais e de recuperação do telhamento de toda a área, que inclui o espaço destinado ao Museu da Indústria. Mas é inaceitável que o local mais visitado por turistas não tenha sido inaugurado ao mesmo tempo que a nova Estação Ferroviária….
Quanto tempo ainda levará para que as obras terminem, e o Museu da Bicicleta possa encantar a quem nos visita? Qual o novo modelo de visitação que será adotado? O espaço será ampliado? Com a palavra a Fundação Cultural de Joinville.