A partir desta semana, o jornalista e coordenador do Museu da Bicicleta de Joinville, Valter Bustos, vai colaborar com o blog Palavra Livre destacando notícias sobre cultura e, especialmente, as atividades ligadas aos museus. Valter é um grande amigo desde a faculdade, onde nos conhecemos e a convivência fez frutificar uma forte amizade. Com ele, reaprendi a valorizar os objetos antigos com toda a carga histórica e de emoções que eles carregam. Então, com vocês, o texto de Valter Bustos:
“Após a inauguração da Estação da Memória em 25 de abril, seguem os trabalhos de recuperação dos telhados da Estação de Cargas, onde estão localizados os museus da Bicicleta e o da Indústria. A previsão para o término das obras nos telhados esta marcado entre os dias 23 e 27 de junho, dependendo das chuvas, comuns nesse período.
Paralelo a estes trabalhos, terá início na primeira semana de junho a pintura interna e uma melhoria nas condições de iluminação na ala oeste da Estação de Cargas. Essa medida visa atender uma reivindicação antiga de turistas e joinvilenses quanto a abertura do MUBI (Museu da Bicicleta) para visitação. Segundo o Presidente da Fundação Cultural de Joinville, Charles Narloch, “estamos recebendo um aporte de verbas do BNDES no valor de R$ 500 mil para terminarmos a restauração da estação. Precisamos concluir algumas tramitações burocráticas para obtermos a liberação dos recursos, pois é um compromisso desta administração concluir a restauração daqueles edifícios ferroviários, onde estão localizados os museus da Bicicleta e o da Indústria”.
Fechado ao público devido às reformas, seguem no Museu da Bicicleta os trabalhos de manutenção e restauração do acervo, cujo objetivo é mantê-lo em condições de exposição. A pedido do “Bike Repórter” da Rádio Eldorado FM de São Paulo, Arturo Alcorta, a Coordenação do MUBI remeteu para o jornalista um texto inédito sobre a História da Bicicleta no Brasil, e que também pode ser acessado na pagina do MUBI na Internet. www.museudabicicleta.com.br.”