Coordenada pela Federação Mundial dos Diabetes, o Dia Mundial do Diabetes reúne em Joinville entidades no desenvolvimento de uma ampla programação. De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional de Santa Catarina, o endocrinologista Luiz Antônio de Araújo, o objetivo da campanha é chamar a atenção para a doença, para as dificuldades em si como aos acessos aos medicamentos e prevenções das complicações do Diabetes.
A ação do Sesc Saúde de novembro, que acontece na próxima segunda-feira, dia 10, no Shopping Cidade das Flores está inserida na Campanha da Diabetes que vai de 8 a 22 de novembro. Presente em diversos pontos da cidade, a campanha vai realizar exames de glicose, aferição de pressão arterial e distribuição de material educativo. O atendimento será na praça de eventos do shopping das 10 às 22 horas.Com informações preventivas e educativas sobre saúde, o Sesc Saúde visa contribuir para maior qualidade de vida da comunidade, por meio do controle periódico da saúde e a difusão de hábitos de vida mais saudáveis. Mais informações pelo telefone (47) 3433-0758.
PREVALÊNCIA DE DIABETES EM JOINVILLE/SC
População = 500.000 habitantes
OMS = 4% população = 20.000 diabéticos
Diagnosticados = 60% = 12.000 diabéticos
Sem diagnostico = 40% = 8.000 diabéticos
22% (2.640) não fazem o tratamento
29% (3480) fazem tratamento com dieta apenas
49% (5880) restantes fazem tratamento com medicação oral e/ou insulina
IMPACTO SOBRE A POPULAÇÃO
Importante problema de importância crescente de saúde pública;
Associado a complicações que comprometem a produtividade, a qualidade de vida e a sobrevida dos indivíduos;
Acarreta altos custos para seu controle metabólico e tratamento de suas complicações;
4º causa de morte no Brasil;
6º causa de internação hospitalar;
30% dos pacientes que internam em unidades coronarianas;
Principal causa (70%) de amputações de MMII;
Principal causa de cegueira adquirida;
26% dos pacientes em programas de diálise;
Redução de cerca de 10 anos de vida.Fonte: Primeira Linha Assessoria de Imprensa – Jornalista Claudia Mota