Os trabalhadores do ABC ganharão mais 25 pontos de leitura dentro das fábricas da região. As “minibibliotecas” fazem parte do programa Leitura nas Fábricas, inaugurado em julho deste ano em Diadema.
O projeto, pioneiro no país, é resultado da parceria entre a prefeitura da cidade, Sindicatos e o Ministério da Cultura, que mais uma vez aposta no ABCD e abre caminho para a expansão dos pontos por todas as suas cidades.
A primeira etapa do programa, realizada somente em Diadema, conquistou a adesão de 10 fábricas (Apis Delta, Delga, IGP, Autometal, Legas, Grupo Papaiz, UNIFORJA, TRW, Uniferco e Metalpart).
As bibliotecas instaladas nestas fábricas contam com 600 exemplares de assuntos gerais, dois terminais de computadores ligados à internet e mobiliário.
Estima-se que esta segunda etapa do projeto beneficie mais de 20 mil pessoas entre trabalhadores e familiares. Eles terão a oportunidade de usar os espaços durante os intervalos do trabalho e também levar os livros para casa como empréstimo.
O anúncio dos 25 novos pontos de leitura será feito nesta quarta-feira, dia 15, na Sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, uma das entidades parceiras do programa, a partir das 9 horas.
Na ocasião, a entidade receberá empresas interessadas em conhecer melhor o projeto e apresentará os resultados obtidos com o programa até o momento. Também haverá uma minibiblioteca montada no local, para visitação.
Com informações do SMABC.