Conselho de Assistência Social visita bairros de Joinville (SC)

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) está executando ações para fortalecer a Política de Assistência Social nos bairros de Joinville. Mensalmente conselheiros do CMAS vão até os territórios dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e conversam com usuários, para incentivar a participação popular nos conselhos e na defesa de direitos.

A última visita aconteceu no Cras Adhemar Garcia. Durante o encontro é feita a apresentação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dos serviços da proteção social básica e proteção social especial, da gestão do Suas (Cadastro Único) e do trabalho de controle social (CMAS). Com dinâmicas, os participantes são instigados a falar sobre o que foi apresentado e participam de um debate, a partir do qual são escolhidos representantes de cada grupo para participarem das reuniões do CMAS.

A ação acontecerá em todos os Cras do município e com esta abordagem espera-se a ampliação da participação dos usuários da política de assistência social nas conferências municipalizadas, a ampliação do acesso à informação e direitos e a efetiva participação dos usuários. As próximas visitas acontecerão no Cras Paranaguamirim, no dia 31 de outubro, e no Cras Morro do Meio, em novembro.

Autor: Salvador Neto

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, co-fundador da Associação das Letras com sede no Brasil na cidade de Joinville (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.