O Sindicato dos Mecânicos de Joinville e Região está convocando todos os trabalhadores e trabalhadoras da categoria mecânica da região de Joinville e da região de São Bento do Sul para participarem das assembleias gerais nas duas cidades no próximo sábado, dia 27 de abril, às 9 horas em primeira convocação, e 9:30 horas em segunda convocação com qualquer número de presentes. Nessas assembleias gerais os trabalhadores e trabalhadoras decidirão se aceitam, ou não, a contraproposta patronal. Em Joinville a assembleia será realizada na sede central da entidade, situada à rua Luiz Niemeyer, 184 no centro da cidade. Em São Bento do Sul a assembleia será na sede do Sindicato dos Moveleiros que fica na rua Francisco Engel, 33 no centro, próximo à Sociedade Bandeirante.
As negociações foram duras até o momento, e devem seguir até a hora das assembleias à espera de melhora nas contrapropostas apresentadas. O Sindicato realizou as assembleias gerais para tirar suas propostas em 2 de março passado. O pedido dos trabalhadores, debatido nas assembleias de março foram a reivindicação de aumento salarial foi de 100% da inflação do período, ou seja 7,22%, mais cinco (5) pontos de aumento real, o que hoje totalizaria 12,22% de aumento, sem contar as cláusulas sociais que estão na mesa de negociação, e um Piso Único de R$ 1,1 mil.
As negociações demoraram para sair do lugar, e os avanços ainda não são tão agradáveis aos trabalhadores, que na base, nos chãos de fábrica, pedem mais pelos lucros que estão produzindo aos patrões. Em São Bento do Sul as conversas foram melhores, mas ainda há chances de melhorias. Em Joinville, como sempre, é difícil dialogar com os patrões que pensam dar muito ao repassar somente a inflação. Por essas e outras é que o Sindicato, com sua comissão de negociação comandada pelo presidente Evangelista dos Santos, vai até o último minuto buscar o diálogo para melhores índices de aumento com ganhos reais.
“Nós queremos todos os trabalhadores presentes nas assembleias de Joinville e de São Bento para conhecer as contrapropostas, e decidir o que é melhor para a categoria. Juntos, decidindo em conjunto, podemos mais. Temos a responsabilidade com milhares de famílias trabalhadoras na melhorias de seus ganhos, e vamos lutar até o fim para garantir ganhos reais compatíveis com os ganhos dos patrões. Contamos com a presença dos companheiros e companheiras”, destaca o presidente Evangelista dos Santos.
Do Sindicato dos Mecânicos de Joinville e Região