Drogas: Projeto de Lei reestrutura e dá nova denominação ao atual Comen em Joinville (SC)

A Prefeitura de Joinville encaminhou nesta semana à Câmara de Vereadores projeto de lei que cria novos mecanismos para o desenvolvimento da política pública de prevenção e combate ao uso de drogas no município. Entre as propostas está a reestruturação do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), que passará a ser denominado de Compad – Conselho Municipal de Prevenção ao Álcool e Drogas de Joinville.

De acordo com a nova lei, o Compad será vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e terá por finalidade auxiliar o Poder Executivo na análise, formulação e aplicação da política municipal de prevenção ao álcool e drogas. O novo órgão será integrado ao Sistema Nacional de Política Pública sobre Drogas (Sisnad).

“Com a nova lei, vamos atender uma antiga reivindicação dos integrantes do Comen e também adaptar a política municipal às diretrizes dos governos estadual e federal”, explica o secretário de Segurança Pública e Proteção Civil, Francisco José da Silva.

Fundo Municipal
O projeto de lei encaminhado à Câmara prevê também a criação do Fundo Municipal de Prevenção às Drogas (Funpred), captador e aplicador dos recursos a serem utilizados para o desenvolvimento das ações contidas na política municipal sobre álcool e drogas. O Funpred será vinculado ao Compad e gerido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Constituem receitas do fundo as dotações orçamentárias do Município, recursos transferidos da União ou do Estado, recursos provenientes de dotações incentivadas, doações, legados e contribuições de pessoas físicas e jurídicas e outros recursos que legalmente lhe forem atribuídos.

Da Secom

Autor: Salvador Neto

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, co-fundador da Associação das Letras com sede no Brasil na cidade de Joinville (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.