O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) se reúne no próximo dia 16 de março, em Florianópolis, para definir sua estratégia e tática para as eleições de 2014. O partido terá candidaturas próprias em todos os níveis, e vai priorizar a chapa de deputados estaduais em Santa Catarina.
O vereador Afrânio Boppré, de Florianópolis, e o deputado estadual Sargento Amauri Soares, de São José, devem protagonizar as candidaturas majoritárias do partido. Ambos devem concorrer ao Governo do Estado e ao Senado. A definição de quem ocupará cada posição na chapa se dará durante a Conferência.
Além disso, o encontro pretende debater as diretrizes do programa de governo do PSOL e a política de alianças do partido para as eleições, que buscará o diálogo com o PSTU e o PCB.
Soares já declarou que não concorrerá a reeleição na Alesc, o que abre caminho para novas lideranças do partido, como os ex-prefeituráveis Elson Pereira (Florianópolis), Leonel Camasão (Joinville) e Rafael Mello (São José). Juntos, estes três nomes do PSOL marcaram quase 50 mil votos nas eleições 2012. Outra aposta é a possível candidatura do atual presidente da Aprasc, Elisandro Lotin (Joinville). Sucessor de Soares na associação dos praças, Lotin deverá ser o candidato da PM nestas eleições.
Nacionalmente, o PSOL terá candidatura à presidência da república, em chapa formada pelo Senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e pela ex-deputada Luciana Genro (PSOL-RS).
Fonte: Leonel Camasão.