A Secretaria de Infraestrutura Urbana divulgou nesta quarta-feira os telefones (veja tabela abaixo) para contato com taxistas que atendem pessoas com algum tipo de deficiência, permanente ou temporária, através de veículos adaptados. O serviço foi regulamentado por lei municipal que determina uma cota mínima de 2% de carros deste tipo em relação ao total da frota de táxis homologados pela Prefeitura. Com 9 concessões, o serviço alcança hoje 3% do total de permissionários em Joinville.
O sistema para atendimento, criado pela Lei Municipal 7.335/2012 e implantado em setembro de 2013, funciona através da busca por telefone ou diretamente nos pontos de táxi. “Para não precisar esperar, é melhor que o usuário faça a chamada por telefone ou mesmo agende horário com o taxista”, orienta o gerente da Unidade de Transportes e Vias Públicas, Glaucus Folster.
Os veículos adaptados contam com mecanismos de rampa ou elevador para cadeirantes e estão liberados para atender em todos os pontos de táxi da cidade. Podem utilizar o serviço deficientes físicos permanentes ou temporários e idosos com dificuldade de locomoção. “Há pessoas em tratamento médico que ficam impossibilitadas de deslocamento e o serviço se destina para elas também”, explica Glaucus.
Não há diferenciação de preços para esta modalidade de transporte. Além disso, uma das facilidades oferecidas pelos taxistas é a possibilidade de pagamento no cartão.
Taxistas e telefones de contato:
Taxista: Carlos Pedro Pantaleão Petcher – fones 9691-0536 / 8424-0949
Elder José Martins – fone 9680-8475
Alan David Chaves – fone 9777-0444
Giuliano Hering – fone 9720-0300
Fabiane Marques de B. Martins – fone 9907-9696
Lindomar Amado da Cunha – fones 8818-6969 / 9964-1221
Marcos Roberto dos Santos – fone 9262-5090
Eduardo Moro – fone 9995-0473
Almir Schmitz – fone 9984-6052
Informações adicionais
Adilson Girardi
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: adilson@joinville.sc.gov.br