A importância da Feira do Livro para a agenda cultural de Joinville já era reconhecida, mas a 12ª edição, simbolicamente, marca um importante capítulo do evento no calendário nacional.
Entre as dezenas de propostas apresentadas no Edital de Apoio ao Circuito Nacional de Feiras de Livros e Eventos Literários, lançado pela Fundação Biblioteca Nacional em 2014, a Feira do Livro de Joinville ficou em oitavo lugar e garantiu um repasse direto de aproximadamente R$ 150 mil.
Para a curadora Maria Antonieta Cunha, é um resultado que deve ser muito comemorado. Segundo ela, o edital, reformulado nessa última edição, é rigoroso em sua proposta: colaborar com eventos que tenham o incentivo à leitura como eixo fundamental.
“Ele é muito concorrido, mas estamos muito seguros em nossa proposta e por isso ficamos à frente de outras feiras e evento que até tem mais poder de fogo”, avalia.
O Edital de Apoio ao Circuito Nacional de Feiras de Livros e Eventos Literários integra o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), do Ministério da Cultura. Entre os eixos apontados como primordiais para a participação no edital está o fomento da circulação, a distribuição e o consumo de livros e outros materiais de leitura nos municípios brasileiros, a contribuição com a sustentabilidade de pequenas e médias editoras e livrarias e o estímulo à formação do leitor e novas práticas de leitura.
A Feira do Livro de Joinville foi a única proposta catarinense aprovada pela Fundação Biblioteca Nacional. Segundo Maria Antonieta, mais de 400 projetos foram inscritos, com 60 habilitados para a segunda fase – destes, o evento joinvilense teve uma das dez melhores pontuações, nota suficiente para garantir o repasse. “Isso mostra que Joinville tem uma feira que verdadeiramente propõe a literatura e suas variadas formas.”
Para a curadora, os convidados são peças importantes no diferencial da Feira de Joinville. “Nossos palestrantes têm trabalhos reflexivos sobre o prazer da leitura, mas sabem falar com o público de maneira abrangente, não apenas com seus pares”, diz.
O resultado, conclui, é uma programação interessante a todos os tipos de público. “Nós temos uma característica difícil de achar: qualquer pessoa que venha a Feira de Joinville vai encontrar algo que goste.”
Sobre a Feira do Livro
A 12ª Feira do Livro de Joinville ocorre de 10 a 19 de abril no Centreventos Cau Hansen (Teatro Juarez Machado e Expocentro Edmundo Doubrawa).
A visitação à feira e participação em todas as atividades é gratuita, de segunda a sábado das 9 às 21 horas e nos domingos das 10 às 20h. Para os espetáculos e palestras há necessidade de retirada de ingressos na secretaria do evento.
Confira a programação completa em www.feiradolivrojoinville.com.br. Informações pelo telefone (47) 3422-1133 ou pelo e-mail agendamento@institutofeiradolivro.com.br.
A Feira do Livro de Joinville é uma realização do Instituto da Cultura e Educação e Ministério da Cultura (Lei de Incentivo à Cultura), correalização Serviço Social do Comércio (SESC), patrocínio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultural (Simdec), Fundação Cultural de Joinville, Prefeitura de Joinville, e apoio Döhler, Tigre Tubos e Conexões, Instituto Carlos Roberto Hansen, B&L (Buschele & Lepper) Ciser Parafusos, Selbetti, Sicred, Honda Gabivel, Grupo RBS e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.