Afunilando o processo eleitoral, começam as desistências de candidaturas em favor de outras, hipoteticamente mais fortes. O vereador Rodrigo Fachini, hoje PSDB e ex-MDB, que acabou de ser aclamado como candidato a Prefeito pelos tucanos em Joinville (SC) anunciou desistência da sua candidatura para compor com o deputado federal Darci de Matos (PSD) na vaga de vice. Com certeza uma surpresa para os tucanos, mas o Palavra Livre já previa esta dança de candidaturas.
O PSDB inclusive teria uma disputa entre Fachini e o também vereador Odir Nunes, que acabou desistindo da disputa na convenção e anunciando a aposentadoria da política após oito mandatos seguidos. Esse movimento vem em conjunto com o apoio de Rodrigo Coelho, deputado federal pelo PSB, que já conversava há meses com Darci, Fachini e outros sobre os cenários, e bate com o que Coelho disse em sua nota de aviso de não candidatura, que deveriam reduzir o número de candidaturas. É cedo para avaliar o cenário, mas este ajuntamento articulado por Darci de Matos pode refletir na cabeça do eleitor, negativamente, mas para a candidatura, é um ganho sensível em tempo de tv e exército de vereadores pedindo voto nas ruas.
Espera-se para os próximos dias novos movimentos de outros partidos na maior cidade catarinense, declinando de candidaturas próprias para compor com candidaturas mais consistentes e apoiadas por suas executivas e com mais chances na disputa à Prefeitura. Consultada pelo Palavra Livre, a assessoria de Rodrigo Fachini diz que a executiva do PSDB está reunida e liberará uma nota em instantes.