Denúncia: Iphan alerta para remoção imediata de servidores e acervo do Museu do Sambaqui em Joinville (SC)

Palavra-Livre-museu-do-sambaqui-enchente-acervoA última enchente, que alagou o centro de Joinville, em março, deixou o Museu do Sambaqui embaixo d’água.

Além dos danos ao acervo, que é referência nacional, existe a insalubridade vivida até hoje pelos cerca de 20 funcionários. No último dia 6 de maio, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) emitiu laudo solicitando a remoção imediata de todas as peças e dos trabalhadores do local.

“Recomendamos que a retirada do acervo arqueológico que corre risco imediato de mais danos, deve prever o não fracionamento do acervo e deve ser acompanhado obrigatoriamente de toda a equipe técnica composta por servidores do Museu”, diz o laudo.

A Prefeitura, novamente, não fez nada a respeito. O Sinsej entrou em contato, através de ofício, com o prefeito, para saber quais providências serão tomadas, mas ainda não recebeu retorno.

Com informações do Sinsej

Autor: Salvador Neto

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, co-fundador da Associação das Letras com sede no Brasil na cidade de Joinville (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.