Brasil é o segundo em acesso a redes sociais

No Brasil, 99% dos usuários que acessam internet também entraram em sites de redes sociais, apontou o estudo “Um Olhar Mais Atento para a Mídia Social no Brasil”, realizado pela comScore, empresa mundial de pesquisas. O levantamento foi apresentado na quinta, 28, e traz informações sobre o comportamento do usuário brasileiro nas redes sociais referente ao mês de março.

Neste quesito, o Brasil só perde para os Estados Unidos quanto ao interesse em redes sociais. Lá, 99,7% dos internautas que acessam a rede entram, ao menos uma vez por mês, em sites sociais.
O estudo mostra que os brasileiros são muito mais ativos nas redes: aqui a média é de 30,6, enquanto a média dos americanos é de 30,3 vezes ao mês.
Os cinco primeiros países que mais acessam redes sociais é: Estados Unidos (99,7%), Brasil (99%), México (98,9%), Reino Unido (97,9%) e Espanha (97,5%).
A popularidade de redes sociais no Brasil é tanta que o número de page views (visualização de páginas) a esse tipo de site é maior que a soma dessa métrica em países como Índia e Espanha. Em março, redes sociais geraram 24,8 bilhões de visualizações de páginas no Brasil, enquanto Índia e Espanha tiveram 10,6 bilhões e 12,9 bilhões, respectivamente.

O Orkut ainda lidera com folga no Brasil. O Google teve 71,9% de alcance no mês de março. Já o Facebook teve 40,8%, o Twitter, 21,8%., e a rede social dos desejos VibreLeve vem crescendo dia a dia.
“Existe uma pequena migração de usuários do Orkut para o Facebook. Mas tudo isso, em um ambiente de audiência estável para o Orkut”, analisou Banks, comentando que tem aumentado o número de visitantes únicos à rede social de Mark Zuckerberg.
Quanto ao perfil de usuários de redes sociais, o levantamento mostrou que o Facebook é forte na audiência de adultos e que há mais mulheres que homens. No Orkut, ocorre o contrário.
Outro fator, relacionado à regionalidade, é que o Orkut tem grande alcance no nordeste, ao passo que o Facebook tem grande influência no sudeste.

Na terceira posição está o Twitter, com 23,7% de alcance. O país fica atrás apenas da Holanda (26,8%) e Japão (26,6%).
O resultado da pesquisa mostra que no Brasil mais de um em cada cinco internautas acessa o Twitter no decurso do mês. Na Holanda e Japão, a razão sobe para mais de um em cada quatro internautas.

FEM

Autor: Salvador Neto

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, co-fundador da Associação das Letras com sede no Brasil na cidade de Joinville (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.