A Região Sul do país gerou 27.457 mil novos postos de trabalho formais no mês de abril, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (14), pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. O resultado representa a terceira melhor colocação nacional, ficando atrás do Sudeste (74 mil) e do Nordeste (59 mil). No acumulado do ano, a Região soma mais de 296 mil vagas com carteira assinada.
O resultado do mês ficou positivo nos três estados: Paraná (14.251 postos), Rio Grande do Sul (5.609) e Santa Catarina (7.597). O setor de Serviços foi o principal responsável pela geração de empregos no Sul do país, com 13.906 novos postos, seguido pelo Comércio, com 6.695 e Construção Civil, com 4.622 vagas.
“Tivemos em agosto uma média maior que a registrada normalmente no mês, que fica em torno de 185 mil empregos gerados. O número já é melhor que o de julho e minha expectativa é que setembro será melhor do que agosto, assim como outubro. Teremos muita contratação na Indústria de Produção de Alimentos e no Comércio por conta do fim do ano. O crescimento do emprego está acima do crescimento do PIB. Vamos ter uma geração menor que três milhões de empregos como eu havia previsto, ficando acima dos 2,7 milhões de novos empregos”, afirmou Lupi.
O Caged é um banco de dados constituído por informações fornecidas pelos empregadores, a partir do número de carteiras de trabalho assinadas e das demissões registradas no documento, portanto os dados são numéricos e não apenas estatísticos.
MTE