A Metalúrgica Duque tem até amanhã, dia 5 de fevereiro, quinto dia útil, para pagar os salários de seus trabalhadores e trabalhadoras. Já houve atrasos no pagamento em dezembro, não pagamento de férias, e o Sindicato já denunciou essa crise diante da fábrica com o caminhão de som.
A diretoria sindical também já cobrou explicações sobre os atrasos nos depósitos de FGTS e INSS, e aguarda o retorno da empresa, com urgência.
Outra ação direta do Sindicato para pressionar a empresa a cumprir seus compromissos com salários e direitos trabalhistas foi não homologar rescisões sem o devido pagamento dos débitos do FGTS.
O presidente Evangelista dos Santos avisa que a entidade espera que o comando da Duque cumpra a lei e respeite os direitos dos trabalhadores.
“Nós estamos atentos à crise por que passa a Duque, e não queremos que ela vá também ao fundo do poço como foi a Busscar, por pura falta de diálogo e tomada de decisão. De nossa parte queremos que a empresa cumpra a lei, pague em dia os salários e deposite todas as verbas, para que a credibilidade se mantenha. Caso contrário, teremos que forçosamente tomar outras medidas”, avalia o presidente do Sindicato dos Mecânicos.
Os trabalhadores da Duque podem utilizar o site do Sindicato para denunciar ou informar sobre o pagamento de salários em dia.
Do Sindicato dos Mecânicos de Joinville e Região