Conforme a Coordenação de Mobilidade Acadêmica, da Udesc Joinville, cerca de 15 alunos do centro estão realizando intercâmbio atualmente e outros 15 já tiveram a viagem aprovada e aguardam para embarcar.
A maioria dos acadêmicos viaja por meio do Programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal, e outros pelo Programa de Mobilidade Estudantil (Prome), da Udesc. Entre os destinos mais escolhidos estão Canadá, Austrália, Espanha, Portugal, Holanda, Irlanda e Reino Unido, mas há também os que optam por lugares como Finlândia e até China.
Wagner de Campos Galuppo, de 25 anos, aluno de Engenharia Mecânica da Udesc Joinville, foi um dos que já vivenciaram o intercâmbio. No ano passado Wagner passou seis meses na University of Calgary, no Canadá, por meio do programa Ciência Sem Fronteiras e recebeu todo o apoio da Udesc.
Segundo o estudante, que nunca havia viajado para fora do país, a experiência não poderia ter sido melhor. A ida para Calgary foi com o intuito de participar de pesquisas científicas em laboratório, mas de acordo com o estudante, o aprendizado foi bem maior.
“A bagagem cultural adquirida foi um marco definitivo no meu modo de agir e pensar. Quanto à minha vida acadêmica, surgiram novas oportunidades e novos caminhos a seguir”, conclui. Para os acadêmicos interessados realizar um intercâmbio, Wagner aconselha: “Se fosse possível todos os estudante deveriam ir”.
Mais informações sobre Mobilidade Acadêmica podem ser obtidas no site http://www.joinville.udesc.br/portal/ensino/mobilidade.php.