Pepsi anuncia garrafa de origem 100% vegetal

pepsiA empresa PepsiCo anunciou o desenvolvimento da “primeira garrafa de plástico PET feita inteiramente de matérias-primas totalmente renováveis, à base de plantas.”

Segundo nota divulgada pela empresa, a garrafa “verde” é 100% reciclável e “supera largamente as tecnologias disponíveis na indústria”.

A empresa não divulga informações ou artigos científicos fundamentando a descoberta, citando apenas que o avanço inclui “uma combinação de processos biológicos e químicos”.

Esses processos biotecnológicos criam uma estrutura molecular que é idêntica à do PET (polietileno tereftalato) – um plástico à base de petróleo.

A matéria-prima utilizada é a biomassa de milho, pinus e de uma gramínea conhecida como switch grass.
Cultivando garrafas

As técnicas de processamento da biomassa permitem a fabricação de uma “garrafa vegetal” virtualmente indistinguível da garrafa PET normal e com igual capacidade de proteção dos líquidos.

A empresa afirma que as pesquisas prosseguem para a inclusão de outros vegetais na produção da garrafa ecologicamente correta, incluindo cascas de laranja, batata e aveia.

As primeiras garrafas à base de plantas começarão a ser produzidas em escala piloto em 2012. Se os testes forem bem-sucedidos, a empresa planeja passar diretamente à produção em escala comercial.

Inovação Tecnologica

Autor: Salvador Neto

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, co-fundador da Associação das Letras com sede no Brasil na cidade de Joinville (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.