Petrobras lança campanha com conquistas e pessoas inspiradoras no ano em que comemora 60 anos

petro60A Petrobras lança amanhã (10/05) uma nova plataforma de comunicação institucional que conta com uma série de iniciativas ao longo de todo o ano com o objetivo principal de reforçar a identificação do público com a marca. Entre as novidades, uma campanha integrada de publicidade; a reformulação completa do sistema de identidade de marca; com inovações visuais, verbais e sonoras; ativações promocionais; além da multiplicação do conceito da campanha em todos os canais proprietários de comunicação da Companhia. A Petrobras completa 60 anos em outubro.

Com o conceito ‘Gente é o Que Inspira a Gente’, a campanha publicitária Petrobras 60 Anos tem o objetivo de inspirar os brasileiros, que são também a fonte de inspiração da Petrobras. “Essa campanha enaltece o valor mais nobre que a Petrobras e o Brasil possuem: as pessoas. Estou falando de cada petroleiro que faz essa companhia ser o que é hoje, em seu dia a dia, em sua luta e superação diárias, embarcados a 300 km da costa numa plataforma, atuando nas refinarias que estão operando com alta eficiência, fazendo novas refinarias, construindo plataformas, sondas de perfuração e navios aqui no Brasil. É cada um desses brasileiros que fizeram e fazem com que a gente tenha orgulho dessa empresa, que também orgulha o Brasil”, diz Maria das Graças Silva Foster, presidente da Petrobras.

O primeiro filme da campanha vai ao ar amanhã (10) nos principais canais de televisão e mostra as conquistas recentes da Petrobras e os objetivos para os próximos anos, divulgados no Plano de Negócios 2013-2017. Um dos destaques é a trilha sonora, um novo arranjo da música “Petrobras” em versão gravada pela Orquestra Petrobras Sinfônica. A campanha engloba ainda anúncio em jornais e revistas, materiais de internet e spot em rádios de todo o país. Numa segunda etapa, a campanha Petrobras 60 Anos vai multiplicar histórias de brasileiros que são fontes de inspiração para outros brasileiros.

Além dos comerciais, a Plataforma Petrobras 60 Anos vai convidar os brasileiros para participar de um movimento inspirador. O ambiente www.petrobras.com.br/meinspira, que vai ao ar amanhã (10), reunirá uma seleção de conteúdos inspiradores que poderão ser compartilhados pelos usuários. O público também poderá enviar fotos e textos com histórias que marcaram sua vida e que podem vir a inspirar outras pessoas. A participação também será possível por meio dos canais proprietários da Petrobras no Facebook, no Twitter e no Instagram. Para participar, basta publicar fotos, imagens e textos com a hashtag #meinspira.

Novo Sistema de Identidade

O pacote Petrobras 60 Anos inclui também um novo sistema de identidade da marca, com inovações visuais, verbais e sonoras, que já estão sendo implantadas. Entre as novidades, a criação de uma tipografia própria, a Petrobras Sans. O objetivo é buscar um equilíbrio entre personalidade e legibilidade. Além da fonte, o material gráfico também terá novo layout, nova paleta de cores e estilo fotográfico próprio.

A Petrobras também adotou uma marca sonora composta por quatro notas musicais, que já está sendo usada nas campanhas de rádio e tevê, inspirada em um dos atributos da marca Petrobras: ‘origem brasileira’. As quatro notas, que funcionam como uma assinatura sonora, trazem uma característica rítmica particular da música nacional, a síncope, presente em estilos como samba, choro, baião, música caipira, gaúcha e bossa nova. A nova identidade sonora inclui ainda a padronização da locução, optando por uma narração mais conversada. No que diz respeito ao discurso, a Petrobras está implementando um manual de identidade verbal para todas as formas de comunicação. A ideia é proporcionar um diálogo mais aberto, positivo e didático.

Autor: Salvador Neto

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, co-fundador da Associação das Letras com sede no Brasil na cidade de Joinville (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.

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