Programa de presentes para livros escolares se mostra um grande sucesso

Programa de presentes para livros escolares se mostra um grande sucesso

  • Da BBC Escócia
BBC Duas crianças com blusas cor de vinho e golas brancas sentam-se ao lado de uma mulher de blusa verde com cabelo preso para trás. Na frente deles há uma mesa com livros meio embrulhados
Alunos ajudam a assistente Pauline Renwick a embrulhar alguns dos livros doados

Os esforços de uma escola primária de Borders para incentivar a leitura resultaram na doação de centenas de livros para a comunidade. Alunos de uma turma composta da Langlee Primary em Galashiels foram desafiados a celebrar a Semana do Livro embrulhando e presenteando quaisquer romances novos e histórias infantis doados.

O projeto tem crescido com os alunos – de oito e nove anos – ainda ocupados distribuindo presentes aos compradores em lojas e cafés da cidade. Também despertou entusiasmo na sala de aula para pegar um livro. A professora Catriona Goddard disse: “Queríamos compartilhar nosso amor pela leitura com a comunidade, embora não tivéssemos ideia de quão popular isso seria.”

A blonde haired woman with a grey v-necked top smiles at the camera
A professora Catriona Goddard disse que eles ficaram surpresos com o nível de resposta

Um estudo recente do National Literacy Trust descobriu que apenas um terço dos jovens no Reino Unido – entre oito e 18 anos – lê por prazer, com romances sendo substituídos por dispositivos digitais. Eles levantaram preocupações de que redes sociais, audiolivros e podcasts não substituem as “habilidades fundamentais desenvolvidas pela leitura tradicional”.

A diretora de Langlee, Jenny Grant, disse: “Ler é extremamente importante para nós, e passamos muito tempo de aula com livros. “O fato de podermos compartilhar esse amor pela leitura com a comunidade é ótimo para as crianças – elas têm se saído muito bem entregando tantos livros para outras pessoas lerem.”

A woman with tied-back hair, wearing a black top, smiles at the camera
A diretora da Langlee Elementary, Jenny Grant, ficou impressionada com o esforço das crianças

O projeto levou crianças a deixarem livros embrulhados para presente em nove lojas e cafés locais, além da piscina da cidade, de um centro de visitantes e de vários pontos de ônibus próximos. Até agora, mais de 200 títulos foram embrulhados e presenteados.

A professora da turma, Srta. Goddard, acrescentou: “As crianças estão vendo o quanto os livros são valorizados – já reabastecemos uma caixa de livros em uma loja local quatro vezes. “Recebemos tanto feedback positivo desde que começamos e muitas pessoas nos enviaram fotos com seus novos livros.”

A group of children sit on a classroom floor
A hora da história é popular na turma do ensino primário de Langlee

Do outro lado das fronteiras escocesas, quatro em cada cinco crianças do quarto ano do ensino fundamental (80%) alcançaram o primeiro nível em leitura – pouco acima da média nacional de 79%. Espera-se que projetos como o doação de livros em Langlee aumentem ainda mais os padrões de leitura locais.

A assistente de sala Jodie Wilson disse: “As crianças adoram ler e também têm gostado de fazer atos de bondade”. Ela disse que foi um “projeto tão valioso” que todos os negócios envolvidos e as crianças esperavam transformá-lo em um evento anual.

A blonde haired woman with a colourful cardigan and black top smiles at the camera
A assistente de sala Jodie Wilson espera que o projeto de presentes volte no próximo ano

Tags:

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.