55% das empresas usam o Facebook para recrutar profissionais

Se você está no time das pessoas que (ainda) acredita que o Facebook serve apenas para fins pessoais, cuidado. Segundo pesquisa divulgada esta semana, 55% das empresas admitem ficar de olho na rede social de Mark Zuckerberg na hora de contratar profissionais.

Os números foram constatados pela consultoria de recrutamento online Jobvite após ouvir os depoimentos de 800 executivos de recursos humanos dos Estados Unidos.

Quase 90% deles afirmou que devem usar mais as redes sociais este ano durante os processos de seleção.

Mas apesar da gritante relevância do Facebook, a rede social profissional LinkedIn continua no topo da lista de ferramentas online preferidas dos recrutadores. Do total de participantes, 87% afirmaram que devem usar o serviço para contratar novos profissionais. No ano passado, esse número era de 78%.

Dos recrutadores que usam LinkedIn, 94,5% diz que obtiveram sucesso nas contratações por meio da ferramenta. Na rede Zuckerberg, o número é mais modesto. Apenas 24,2 % conseguiram informações relevantes para o recrutamento.

Qual rede social você usa para recrutamento?

Rede Social Usuários/2011 Usuários/2010
LinkedIn 86,60% 78%
Facebook 55,30% 55%
Twitter 46,60% 45%
YouTube 11,60% 14%
Blogs 16% 19%
Nenhuma 9,40% —

Você conseguiu contratar através de quais redes sociais?

Rede Social Contratações
LinkedIn 94,50%
Facebook 24,20%
Twitter 15,90%
Blogs 3%

Exame

Autor: Salvador Neto

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, co-fundador da Associação das Letras com sede no Brasil na cidade de Joinville (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.