“Agora seremos a BMW que produz aos brasileiros”, disse Henning Dornbusch, presidente da montadora no país logo na abertura da apresentação da marca no Salão do Automóvel de São Paulo, no fim desta tarde. A declaração foi dada logo depois que a empresa explicou quais são os planos da companhia com a construção de sua primeira fábrica no país.
Segundo o executivo, o projeto da fábrica já estava em análise na montadora há dois anos. Com as regras do Inovar Auto, anunciadas pelo governo em outubro, a BMW teve de fazer alguns ajustes no plano para levar para aprovação do governo. “Não podemos dar detalhes sobre a fábrica, mas estamos desde já otimistas com a oportunidade de aumentar nossa participação de mercado no Brasil”, afirmou Dornbusch.
A BMW irá desembolsar 200 milhões de euros na unidade que irá produzir inicialmente 30.000 carros da marca por ano. Serão três modelos, Sedan Série 3, Hatch Série 1 e X1 Crossover, que deverão serproduzidos a partir do final de 2014. A unidade fabril será construída em Araquari, nas proximidades de Joinville, Santa Catarina, e deve gerar 1.000 empregos diretos e outros 2.500 indiretos.
De acordo com o presidente da empresa, a aposta no mercado brasileiro se dá por conta do potencial de vendas dos carros de luxo, hoje estimados em apenas 1%. “Na Alemanha esse percentual é de 25%. Ainda temos muito espaço para conquistar por aqui”, disse.
Da Revista Exame On Line